EXERCÍCIOS

 1 . “Quando, na madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada de Marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da republica para que por ela passassem os republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo.”( Adaptado de MATTOS, I. R. Historia do Brasil Império.)

 a)      De que maneira se explica o isolamento político de D. Pedro II?

 b)      Por que o texto afirma que, na republica recém proclamada, o café se tornava o “novo rei”?

 2. No Brasil, com o declínio da monarquia, explicitou-se a disputa entre os vários projetos de instauração da republica. O predominante na organização da republica foi o projeto:

 a)      Que tinha à frente profissionais liberais e pequenos artesões e que propunha um republica democrática que honrasse os princípios da Revolução Francesa.

b)      Gestado pelo PRP (Partido Republicano Paulista), que sustentava o modelo autogestionário, pautado na representação dos cidadãos, na esfera executiva, por meio de um presidente eleito pelo congresso.

c)      Dos militares positivistas, que acreditavam que a republica deveria ser, antes de tudo, uma forma de garantir a ordem social.

d)      Dos positivistas gaúchos, entre os quais o nome mais destacado era o de Julio Castilhos, para o qual a racionalização do aparato administrativo importava mais que as formas políticas de conduzir o Estado.

e)      Dos rebeldes baianos, reunidos em torno de Sabino Barroso, que pregava um republica que atendesse os reclamos da classe media urbana de Salvador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: